PÁGINA INICIAL‎ > ‎

SAIBA MAIS:

Principais funcionalidades

Frequência: acompanhamento diário da presença do estudante em sala de aula, possibilitando ações mais efetivas da escola e da família no intuito de evitar o abandono escolar.

Notas: Lançamento do resultado das atividades avaliativas e recuperação bimestral no Diário pelo professor, possibilitando a emissão do boletim escolar através do SIMADE.

Implementações futuras

Apoio Didático: o professor poderá disponibilizar materiais de apoio didático nos mais diversos formatos com vista a complementar os conteúdos ministrados em sala de aula. Esses materiais estarão disponíveis para os estudantes e seus responsáveis.

 

Perfis de acesso 

Ativos:

Professor: Habilitação para o lançamento de frequência, conteúdos lecionados,  resultados de atividades avaliativas e permitirá, em breve, a disponibilização de materiais de apoio didático.

Diretor: Diretor e secretário escolar terão acesso aos dados de frequência, conteúdo ministrado e registro de atividades avaliativas de todos os estudantes. Visualizarão também o perfil cadastrado para a turma pelo Especialista Escolar.

Especialista Escolar:  Responsável pelo cadastramento do perfil das turmas, descrevendo as abordagens pedagógicas adequadas em cada caso. Autoriza a retificação de notas e frequência após o fechamento do bimestre.


Implementações futuras:

Pais e responsáveis: Poderão acessar os dados de frequência e aproveitamento bem como o boletim escolar dos estudantes pelos quais são responsáveis. Além disso, haverá a possibilidade de disponibilização de comunicados da escola direcionados aos responsáveis pelos estudantes.

Estudante: Além de acompanhar seu desempenho e os dados sobre frequência, o estudante poderá acessar a Plataforma para obtenção de materiais pedagógicos em diversos formatos.


Histórico do Projeto

Reiterando o compromisso do Governo do Estado e da atual Gestão da Secretaria de Estado de Educação de fazer com que os avanços na gestão governamental cheguem aos cidadãos mineiros, a SEE apresenta o Diário Escolar Digital.

A proposta integra um projeto que visa incentivar e proporcionar o uso de tecnologias inovadoras no campo educacional. Esse projeto compreende a reestruturação dos prédios escolares, melhorias na infraestrutura tecnológica, qualificação de servidores e disponibilização de sistemas de informação integrados que garantam a transparência da gestão e a modernização das rotinas administrativas.

Nos dois primeiros anos de gestão foram concentrados investimentos na melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas, com a reforma e ampliação da rede elétrica e lógica e a aquisição de equipamentos de informática, tais como novos computadores e recursos de multimídia.

A implantação do Diário Escolar Digital inaugura uma etapa rumo à disponibilização de tecnologias inovadoras que otimizem a gestão escolar e fortaleçam o diálogo entre os profissionais da educação, estudantes e suas famílias.

Disponível na WEB e via aplicativo, a elaboração do Diário Escolar Digital contou com as contribuições de professores, diretores escolares, analistas e técnicos da educação e contempla a oferta dos cursos regulares (Ensino Fundamental - anos iniciais e finais e Ensino Médio), do curso Normal/Magistério e dos cursos da Educação Profissional (Rede e Pronatec). A ferramenta não está disponível para uso das turmas de educação Integral, Sala de Recursos (AEE), Cursos Semipresenciais (CESEC) e Projeto de Elevação da Escolaridade – Metodologia Telessala Minas Gerais.

A ferramenta permite ao professor o registro diário das informações de cada estudante, como frequência e avaliações. O Consolidado do Diário será enviado ao SIMADE ao término de cada bimestre.

O professor pode, ainda, realizar registros de frequência e avaliação pelo aplicativo, utilizando celulares e tabletes. 

 

Objetivos e benefícios esperados

Permitir o acompanhamento da trajetória acadêmica dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, dinamizando o lançamento da  frequência escolar e do aproveitamento nas atividades avaliativas, corroborando para a elaboração de estratégias pedagógicas tempestivas e eficazes por parte das escolas;

Fortalecer o diálogo da comunidade com o corpo docente e técnico da escola, agilizando a comunicação com os estudantes e suas famílias, facilitando o compartilhamento de materiais didáticos, a visualização de frequência diária, o acompanhamento parcial de notas e a emissão do boletim escolar ao término de cada bimestre;

Facilitar a rotina do profissional da educação, especialmente do professor, possibilitando uma forma simples, rápida e prática para o lançamento dos dados do cotidiano escolar.

Possibilitar a identificação tempestiva de problemas eventuais no cotidiano do estudante, que estejam contribuindo para a sua evasão, e planejar e executar estratégias pedagógicas que visem a continuidade dos estudos.

Comments